terça-feira, julho 01, 2008

Sobre champagne e torresmos

Engraçada nossa capacidade de reunirmos em nós mesmos várias coisas que, talvez, por si mesmas, não façam o menor sentido juntas. Há umas semanas, sexta à noite, estava eu em uma festa e, depois de me servir no buffet e pegar uma bebida, lá estava eu com torresmos no prato e uma taça de champagne na mão... A cena em que eu mesma me vi inserida e que, por que não?, involuntariamente criei, me fez pensar em como somos. Não em "cromossomos", mas em como somos mesmo.

Lembro-me de estudar na faculdade de jornalismo à respeito do "ser fragmentado". Sujeito estranho aquele. Um ser extremamente complexo, invariavelmente ambíguo e que, inserido em uma sociedade variada constituída por esferas de atuação interpostas, acaba se fragmentando como uma espécie de mosaico por meio de peças que, quem diria!, não se encaixam por completo. Muito abstrato? Tentemos um exemplo, pois:

O Pedro, morador da casa da esquina, é advogado e torcedor do Boca Júnior. Casado, com três filhos, com uma jornada de trabalho de 8 horas diárias, nas terças e quintas ele faz aula de balé de 7 às 8 da noite e chega em casa a tempo de ver luta livre com seu filho mais velho. Nas segundas e quartas ele sai do servico para jogar pôquer com a turma, mas não na sexta, quando sai do servico mais cedo para ir a igreja com sua mãe, viúva, tadinha.

Nos sábados de manhã ele leva seu Jaguar verde musgo para a calçada em frente a casa e lava-o ao som de Vando. Seu celular toca (uma música do Metálica em toques polifônicos que ele baixou na net, sugestão do Seu Ronildo, vigia da rua): é o primo chamando-o para ir a um show de blues. Ele vai, mas não antes de passar na Casa Verde, onde ajuda crianças cegas a fazer esculturas em madeira. Aliás, vez ou outra ele mesmo compra uma dessas esculturas para dar de presente a Rita, sua empregada há 6 anos, ainda jovem mas super católica que, nos tempos livres, quando não esta fazendo bico na clínica de aborto, lê a mão de Pedro e de sua esposa para que eles se preparem para o futuro, pois "não custa dar nada uma espiada, né?", ele diz.

Domingo é dia de correr na avenida do bairro, com meias caneladas até o meio da perna, camiseta regata "I love NY" e boné amarelo do Almodóvar para trás. Fim da corrida, ele entra no carro cujo vidro traseiro leva o adesivo da Herbalife ao lado de um outro do Che Guevara, já, desbotado, e vai pra casa ajudar sua esposa com o almoço: broto de feijão ao molho de ervas e queijo tofú. De sobremesa, sorvete se sonho de valsa com tubetes. Depois, de pança cheia, ajuda as crianças com o dever do dia seguinte e adormece no sofá de palhinha com a biografia do técnico Bernardinho ao lado do corpo.

Um tanto confuso? Talvez. Mas mosaicos tem mais chances de serem tomados como obras primas quando contemplados de longe. Talvez de perto não façam tanto sentido, afinal. Eu mesma já aprendi a não chegar muito perto do espelho, mas isso já é outra história.

Bom, voltando aos torresmos, a combinação citada no título deste post não foi muito feliz. Da próxima vez, combinarei-os com leite. Não ando muito boa do estômago, não.

12 notas:

Blogger Priska disse:

comentários do tipo "até que enfim" "vai chover?" ou "aleluia!" serão vetados neste blog. agradecemos a preferência. voltem sempre! (ou de vez em quando, pra checagem de novos posts. mas não me entendam mal: não estou prometendo nada. não me comprometam.)beijo!

8:32 PM  
Blogger Unknown disse:

Não fazer sentido rules!!!

8:55 PM  
Blogger Unknown disse:

AAAAAAAAAAHHHHH, SÓ POR ISSO EU TENHO QUE CANTAR: "EU VEJO UMA NUVEM BRANCA, DO TAMANHO DA MÃO UM HOMEM, MAS ESSE O SINAL DE QUE (VETADO)."
PRISUNTO, ADOREEEEI O PRIMEIRO POST DE 2008, ANTES JULHO DO QUE DEZEMBRO!!! E SIM, VC NÃO ESTÁ SE COMPROMETENDO A POSTAR NESSE ANO, MAS ISSO NÃO ME IMPEDE DE AGUARDAR ANSIOSAMENTE PARA MAIS UM, MAIS UM, MAIS UM!!!! PEÇO BIS!!!
OW, BIS COM CHÁ DEVE SER ESTRANHO!
AGORA, REALMENTE COMENTANDO A OBRA PRIMA QUE VC ESCREVEU: QUASE UMA AUTO-AJUDA PRA SUA AMIGA QUE POSSUI GOSTOS QUE NÃO COMBINAM! ADOREI, FEZ EU ME SENTIR NORMAL GOSTANDO DE FAGNER, MARCELO D2 E KUROSAWA! E OW, UMA HONRA RELEMBRAR O TEXTO DESSA JORNALISTA FENOMENAL: PRISCILA KALLFELZ!
AH! EU SOU A FAVOR DO TORRESMO E DO CHAMPAGNE! E FAVOR DO ESTILO DE VIDA DO PEDRO! CARA ESPETACULAR!!!! SÓ NÃO É MELHOR DO QUE A AUTORA DELE! ;)

8:57 PM  
Blogger lili disse:

isso me faz relembrar a playlist da mari... rs
como não se sentir fragmentado num mundo tão plural? eis aí uma explicação pra o transtorno do pânico, por exemplo... ambigüidades em excesso não fazem bem ao psiquismo, ainda mais quando elas se relacionam aos nossos valores morais... ah, mas toda essa contraditoriedade humana faz tudo ter mais graça!!!
ainda bem que o orkut não limita o número de comunidades... podemos ser FoFuXoSSs e sádicos, tudo num mesmo perfil!!!
e viva nosso amigo raul, que vivia a cantar "eu prefiro ser...

9:14 PM  
Anonymous Anônimo disse:

tá na lista dos favoritos...
champgne... o que queremos ser.
torresmos... o que somos.
simples assim!

10:23 PM  
Anonymous Anônimo disse:

tá na lista dos favoritos...
champgne... o que queremos ser.
torresmos... o que somos.
simples assim!

10:23 PM  
Blogger Unknown disse:

Abriu com chave de ouro. Quase te perdoo por deixar a gente mais de 6 meses sem postar.

3:21 AM  
Blogger Christiano Candian disse:

Pô, vetou os comentários que eu tinha pra fazer! :)

Não achei complexo não. É até divertido. Tipo, ninguém iria achar um cara desses chato. Porque ele simplesmente não ODEIA nada. :)

11:28 AM  
Blogger Unknown disse:

Jah podemos cobrar o proximo?

Tic-tac; tic-tac... tah demorando!!!

10:09 AM  
Anonymous Anônimo disse:

Particularmente gostei mto tanto do título qto do q foi escrito. Essa coisa de mosaico eu enchergava como "pessoas esponja" que absorvem pra sí um pouco de tudo, mas não são muito de nada. Muitas vezes me vejo assim, mas daí vejo q eu tenho apenas um lado esponja...talvez seja uma das peças do meu infinito mosaico. Parabens Pri!!! Grande bjo

10:27 AM  
Blogger Priska disse:

ei pessoas! muito bom ter vocês por aqui! me diverti com cada comentário. acho que de muitos deles eu conseguiria identificar a autoria caso fossem anônimos. eu, com meu jeito de escrever e vocês, também! bom, como disse, vou tentar atualizar isso aqui com mais freqüência, então, vamo perder contato não! ;P

2:45 PM  
Blogger Fernanda disse:

� ... amo essas combina�es corremos o risco de sermos muito chatos se formoa apensa Champagne sempre, as vezes � necessario um pouco de torresmo para alegrar as coisas rsrsr

9:36 PM  

Postar um comentário

<< voltar